IFBA de Irecê divulga nota em respeito a greve dos professores e técnicos em educação

O Instituto Federal da Bahia segue com a greve dos professores e técnicos administrativos em educação que teve início no começo de abril de 2024. Após atos públicos, palestras e assembléias entre docentes, servidores, pais e alunos, o Diretor Geral do Campus de Irecê, Rogério Batista da Rocha, divulgou uma nota expressando seu respeito pelo movimento de greve. 

Reproduzimos a nota na íntegra abaixo:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, vem por meio desta expressar seu respeito ao movimento de greve dos professores e técnicos administrativos em educação que atualmente se desenrola em todo o território nacional. Reconhecemos a imprescindível contribuição desses profissionais para a qualidade e desenvolvimento do sistema educacional brasileiro e compreendemos plenamente as razões que os motivaram a tomar essa decisão.

Nesse contexto, as pautas da greve abrangem questões essenciais, tais como a reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT), recomposição salarial, restauração do orçamento e imediato reajuste dos auxílios e bolsas dos estudantes. Estamos alinhados e engajados na necessidade premente de assegurar condições dignas de trabalho e estudo para todos os envolvidos no processo educacional.

Informamos que os servidores do IFBA Campus Irecê, aderiram ao movimento de greve dos professores e técnicos administrativos em educação desde 03/04/2024. Tal decisão foi tomada após uma ampla discussão e reflexão acerca das demandas específicas de nossa comunidade acadêmica. É crucial ressaltar que os servidores do IFBA Campus Irecê concordam e endossam as pautas nacionais levantadas pela greve. Estamos unidos em busca de um ambiente educacional mais justo e equitativo.

Em constante diálogo com os representantes dos grevistas e demais partes interessadas, reiteramos nosso compromisso com o diálogo e a busca por soluções que visam o atendimento as pautas reivindicadas pelo movimento paredista, sempre visando a qualidade do ensino e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica. Reconhecemos a importância de alcançar um acordo que seja benéfico para todas as partes envolvidas.

Por fim, queremos tranquilizar os estudantes, pais e responsáveis, garantindo que estamos empenhados em encontrar alternativas que minimizem os impactos da greve e garantam a continuidade dos dias letivos e da carga horária necessária para cumprir nossa missão institucional. Comprometemo-nos a proporcionar um ambiente educacional seguro e de qualidade, enfrentando os desafios com determinação e perseverança.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos os envolvidos para superarmos juntos este momento desafiador e continuarmos a promover uma educação de excelência em nosso campus.

Atenciosamente,

Robério Batista da Rocha

Diretor Geral

IFBA Campus Irecê