Choveu em Irecê, um evento esperado há muitos meses pela população da cidade. Começou com uma garoa fina e se tornou em uma pancada de chuva de pouco tempo. Foi uma surpresa agradável, mesmo que a probabilidade fosse de apenas 50%.
Apesar disso o calor continua, os termômetros marcam 27º C com máxima de 32º C ainda para esta terça (15). Irecê, assim como toda a região e a Chapada Diamantina, municípios do norte do estado como Juazeiro e Jacobina e do oeste, como Barreiras, estão com alerta para onda de calor que promete esquentar a cabeça de todo mundo um pouco mais.
Barreiras, por exemplo, alcançou o lugar de uma das cidades mais quentes do Brasil, atingindo 40,5ºC há 5 dias.
Além da onda de calor, Irecê está em alerta amarelo de baixa umidade relativa. Segundo INMET ela pode variar entre 30% a 20% nessa semana. O que significa que haverá muita gente com os lábios secos e as narinas ressecadas. Para se ter uma ideia, uma umidade relativa ideal para os seres humanos deve se situar entre 50% a 60%.
A previsão do tempo para os próximos 5 dias é de tempo nublado, com algumas pancadas de chuva, mas ainda assim de muito calor. A probabilidade é que amanhã (16), a máxima seja de 32ºC e a mínima de 21ºC. Até a sexta, as máximas chegarão a 28º.
Para a quarta (16), a previsão é de sol com poucas nuvens ou de tempo nublado. Para a quinta e sexta, a previsão é de chuva.
Ao término dessa matéria, a previsão já aponta probabilidade de 70% de que possamos continuar com chuva e a umidade relativa do ar já está em 51%. Mas como o próprio nome já diz, é apenas uma previsão, uma probabilidade, não uma certeza.