Entre janeiro e setembro de 2024, o estado da Bahia registrou uma queda de 12,7% nas mortes violentas em comparação ao mesmo período do ano passado. Salvador, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e o interior do estado tiveram reduções significativas de 15%, 21% e 10,5%, respectivamente.
Na capital, foram registradas 675 mortes violentas este ano, contra 796 em 2023, representando uma diminuição de 15%. Na RMS, o número caiu de 429 para 339, enquanto no interior, os casos passaram de 2.464 para 2.205.
Durante a coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações Inteligência (COI), o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que a diminuição é resultado de ações como o combate às facções e a retirada de armas das ruas.
"O combate às facções, com alcance de lideranças e retirada de armas das ruas, impacta diretamente na redução dos homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte. Continuaremos trabalhando de forma incansável", declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.