Imagens enviadas à redação do Irecê Agora por um internauta revelam um cavalo amarrado à beira da estrada, com livre acesso de um lado para o outro da pista, expondo tanto os animais quanto os motoristas a sérios riscos.
"É um absurdo! Os animais estão sofrendo e as pessoas estão correndo risco de vida. Já fiz várias denúncias, mas ninguém toma providências", desabafou o internauta que enviou as imagens e preferiu não se identificar. Segundo ele, essa situação lamentável se repete há meses, sem que qualquer ação seja tomada pelas autoridades competentes.
A presença de animais soltos ou amarrados de forma inadequada nas proximidades de vias públicas é uma infração que não apenas desrespeita os direitos dos animais, mas também coloca em risco a segurança pública. O risco de colisões e atropelamentos é alto, especialmente em uma estrada movimentada como a que corta o povoado de Umbuzeiro.
A redação do Irecê Agora tentou contato com a prefeitura de Irecê para obter uma posição sobre o caso, mas não obteve retorno. Moradores e defensores dos direitos dos animais pedem uma ação urgente para resolver este situação. Além de proteger os animais, a remoção segura dos mesmos da beira da estrada é essencial para garantir a segurança dos motoristas que trafegam pela área.
A comunidade espera que, com a divulgação das imagens e da situação dos animais, as autoridades se mobilizem para tomar as medidas necessárias, como a fiscalização e a aplicação das penalidades previstas em lei para casos de maus-tratos e negligência animal.
A proteção dos animais e a segurança nas estradas são responsabilidades que não podem ser negligenciadas. A inércia diante de um problema tão grave pode ter consequências trágicas, e a população de Umbuzeiro clama por uma resposta efetiva e imediata das autoridades.