O SAC realizará um atendimento especial para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 10 postos do interior da Bahia, neste sábado (8). A ação ocorrerá das 8h às 12h em Brumado, Conquista, Feira , Irecê, Jacobina, Paulo Afonso, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença. O atendimento é exclusivo para quem já fez o agendamento prévio, que pode ser realizado pelo aplicativo, portal www.ba.gov.br ou pelos números (71) 4020-5353 (WhatsApp) e 0800 071 5353 (ligação de fixo).
A primeira via da CIN é gratuita e terá o CPF como número único de identificação. Para a emissão, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) e, caso a certidão esteja plastificada, uma cópia também será exigida. Além disso, o novo documento permitirá incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de informações de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual.
Outra novidade é a inclusão do nome social, caso solicitado pelo cidadão, e a possibilidade de alteração no nome registrado na certidão de nascimento, que será o único válido. A CIN também terá uma versão digital, disponível no GOV.BR três dias após a impressão do documento físico. Para garantir a autenticidade, a nova identidade contará com um QR Code para verificação de dados.
O novo documento não substitui o RG imediatamente, e o cidadão não precisa se dirigir aos postos SAC de forma obrigatória. O RG antigo continua válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN terá validade de 5 anos para pessoas de 0 a 12 anos, 10 anos para 12 a 60 anos e validade indeterminada para pessoas acima de 60 anos.
A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e o SAC. Para mais informações, os cidadãos podem acessar o site oficial da Saeb e do SAC.