O judoca Ivan Dutra Belo de 34 anos, representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Veteranos de Judô que acontecerá entre os dias 9 a 12 de maio em Córdova na Argentina.
Faixa preta desde 2019, foi graduado segundo dan (quando o lutador faixa preta evolui em graus de forma crescente) ano passado. Participante de torneios desde os 11 anos de idade, o atleta já competiu em 14 compeonatos e acumula 13 medalhas. Agora, participante do Sul-Americano de Veteranos, o lutador de 1,87m e 108kg competirá na categoria dos pesos pesados que abarca os competidores com mais de 100kg.
Em 2023, o Campeonato dos Veteranos aconteceu em Guayaquil, no Equador e contou com 220 judocas de toda a América do Sul, sendo 53 deles brasileiros. Na edição, o brasileiro Eloy Pereira, professor de Judô do Clube Internacional de Regatas sagrou-se vencedor na categoria M5 pesado.
Ivan Belo nasceu em Salvador, mas há 10 anos mora em Irecê onde leciona sociologia no Instituto Federal da Bahia. Esta é sua primeira competição internacional e ele está "muito feliz com essa oportunidade única de competir fora do país e ser testado entre os melhores da América do Sul". No último sábado (20), Ivan ganhou a medalha de ouro na rodada de Santo Antônio de Jesus da Tour do Judô 2024, na categoria para atletas com mais de 100kg.
Para auxiliar com os custos da viagem, o lutador criou uma rifa para amigos e interessados. O prêmio é um kit de panelas diamond com revestimento cerâmico e para participar você pode entrar em contato pelo whatsapp. A rifa custa apenas R$ 10.