Como determina o Regimento Interno da Casa, nesta quarta(15), o novo presidente da Câmara Municipal de Irecê, Moisés Filocre (PSD), conduziu a sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos no Legislativo. Em discurso, Filocre pediu a colaboração dos seus pares na defesa dos interesses do município, destacando a independência e a harmonia entre os poderes. Durante a cerimônia, o pastor Valdenor fez uma oração e compartilhou uma mensagem de fé, que foi especialmente aplaudida pela primeira vice-presidente, Izânia Matos (PSB).
Com uma postura republicana, o prefeito Murilo Franca (PSD) fez questão de participar da sessão e aproveitou para demonstrar respeito e apreço pelo papel desempenhado por vereadores e vereadoras, descritos como “pilares da democracia”. Ao lado do vice-prefeito Tertinho Libório, Murilo se colocou à disposição da Câmara para debater pautas importantes e dar continuidade ao processo de desenvolvimento da cidade. “Preciso da ajuda de vocês para atender os anseios da nossa comunidade e aprovar projetos de grande relevância social”, afirmou. Murilo fez uma breve retrospectiva e falou do aprendizado que obteve na casa nos dois mandatos como vereador da cidade. “Nós construímos uma relação de confiança e de amizade. Deus preparou essa missão para eu pudesse assumir. Tenho certeza que vamos conseguir entregar o melhor para nossa população”, afirmou Murilo ao falar da responsabilidade de assumir o desafio de suceder o ex-prefeito Elmo Vaz, que deixou a gestão com mais de 85% de aprovação popular.
Numa clara demonstração de força e unidade, dos 15 representantes do Legislativo, 13 fazem parte da base aliada do Governo. Além da vice-presidente, outras duas mulheres de fibra ocupam assento na Casa e prometem dar atenção especial às questões de gênero, inclusão, diversidade e valorização das famílias. Pela primeira vez na história, inaugurando um novo tempo de diálogo e afinidade, o prefeito e o vice saíram da Câmara Municipal.