Morro do Chapéu é consagrada como a Capital do Vinho da Chapada Diamantina

Morro do Chapéu agora é oficialmente a capital do vinho da Chapada Diamantina. A Lei 14.683 foi sancionada pelo Governo da Bahia e publicada na edição desta sexta-feira (3) do Diário Oficial do Estado. O projeto, de autoria do deputado Pedro Tavares (União Brasil), havia sido aprovado em dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa (Alba).

De acordo com a lei agora sancionada, também fica oficialmente criado o Festival do Vinho, realizado anualmente no mês de agosto em Morro do Chapéu como parte do Festival de Inverno. O festival, ainda de acordo com a lei, será reconhecido como manifestação cultural e de interesse social e turístico para o município.

Morro do Chapéu vem se tornando um polo de produção de vinho nos últimos anos. Hoje, são quatro vinícolas em operação e outras três em fase de implantação. Nos últimos anos, a prefeitura tem investido no enoturismo, de forma a atrair visitantes e impulsionar a produção de vinhos, o que amplia a geração de emprego e renda e fortalece o setor.

“A gente fica muito feliz com a sanção dessa lei, porque Morro do Chapéu passa agora a ser considerada oficialmente a capital do vinho da Chapada. Isso reconhece e impulsiona o trabalho que nós estamos desenvolvendo para incentivar cada vez mais toda a cadeia ligada à produção de vinhos”, afirmou a prefeita Juliana Araújo.

Segundo Juliana, a sanção da lei tende a impulsionar tanto a produção de vinhos quanto o enoturismo. “Nossas vinícolas já estão se tornando referência, com vinhos premiados nacionalmente, além de atraírem milhares de visitantes anualmente. Nós vamos impulsionar esse processo ainda mais, inclusive com o Festival do Vinho, o que vai beneficia toda a nossa economia”, salientou.