Policiais militares do 7º BPM salvaram uma criança de dois anos que se engasgou com uma bala, no bairro Fundação Bradesco, em Irecê.
De acordo com o BPM, uma mãe em desespero procurou a Unidade Militar, na tarde desta segunda (6), por volta das 15h30, pedindo por socorro, pois a filha estava engasgada.
Ao perceber a gravidade da situação, um policial iniciou os procedimentos de primeiros socorros. Ele tomou a criança nos braços, colocando-a de bruços e aplicou técnicas da manobra de Heimlich, que consiste em abraçar a vítima com os braços ao redor do abdomen, por uma das mãos fechadas sobre a boca do estômago e com a outra pressionar a região ao mesmo tempo para dentro e para cima (como se quisesse levantar a vítima do chão) até que se desobstrua as vias aéreas.
Após alguns minutos, a menina foi reanimada e recuperou os sentidos. Em seguida, a pequena foi encaminhada até a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Irecê, onde permaneceu em observação por algum tempo. Em seguida, foi liberada.
O ato rápido e preciso dos militares foi decisivo para salvar a vida da criança. O comando do 7º BPM reforçou a importância do treinamento em primeiros socorros e destacou o comprometimento dos agentes para atuar em situações de emergência.