Entre janeiro e outubro de 2024, mais de 8 toneladas de drogas foram apreendidas na Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os registros são de ações das Polícias Militar e Civil em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e no interior do estado.
Durante as operações, 20 laboratórios de drogas foram desmantelados em diferentes regiões. Além disso, nos dez primeiros meses do ano, cerca de 500 mil pés de maconha foram erradicados.
"Localizar e apreender drogas é prioridade das Forças Estaduais e Federais. Seguiremos com as ações de inteligência contra as facções, buscando também retirar das ruas os principais líderes criminosos", declarou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
Irecê
Em Irecê, dois grandes laboratórios foram desarticulados em setembro deste ano.
No primeiro, a produção da droga era intensiva e foram encontradas plantas em todas as fases: pequenas, adultas, prontas para colheita e até algumas processadas e já embaladas. Ao redor da plantação foi encontrado um pavilhão para beneficiamento do produto, incluindo a secagem, empacotamento e pesagem da droga. Um veículo utilizado para transporte do entorpecente também foi apreendido.
O segundo era o mais avançado, nele era produzida maconha gourmet com alto teor de THC, utilizava sementes especiais, possivelmente importadas da Europa. As instalações contavam com irrigação motorizada e uma estrutura climatizada em alvenaria, projetada para o manejo e secagem da droga. O laboratório tinha capacidade para produzir até oito toneladas de maconha por hectare, com a possibilidade de realizar de três a quatro safras por ano.