O antigo lixão de Irecê, que foi desativado em 2017, está sendo utilizado de forma incorreta para o descarte de lixo. O antigo depósito de descarte está localizado na BA-801, que liga Irecê a locais como Fazenda Nova e Campo Formoso.
Pilhas de lixo e entulho são encontradas na frente, nas margens e dentro do antigo lixão. Uma grande quantidade de lixo polui a visão de motorista, além de atrair insetos e outros animais indesejados, por conta do odor emanado pelo lixo descartado de forma irregular.
Moradores de Itapicuru, Umbuzeiro, Fazenda Nova e outros motoristas que passam diariamente pelo local se queixam da situação.
Com o fim da utilização do antigo lixão de Irecê, materiais a serem descartados agora são encaminhados para o aterro sanitário municipal.
Ainda em 2019 em busca de apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o prefeito do município de Irecê, Elmo Vaz Bastos, apresentou ao secretário João Carlos Silva e à diretora Márcia Telles uma demanda de apoio para a ação de desativação do antigo lixão da cidade. Com o início das operações do aterro sanitário em outubro de 2018, o município deixou de jogar resíduos no antigo lixão, até então.
O aterro sanitário fica próximo ao distrito de Itapicuru.