Após inúmeras reivindicações e apelos de protetores independentes, sociedade civil e imprensa, a Prefeitura de Irecê finalmente convocou uma reunião pública para discutir o grave problema dos animais em situação de rua. O encontro, ocorrido na última quarta (19), foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, e reuniu representantes do governo municipal, vereadores, e mais de 40 ativistas da causa animal.
A reunião destacou a urgência de medidas concretas para enfrentar a superpopulação de animais abandonados, os constantes casos de maus-tratos e atropelamentos. Entre as demandas prioritárias apresentadas pelos protetores, estão a criação de um castramóvel, especialmente para fêmeas, um local adequado para pós-cirúrgico, além de transporte para resgates emergenciais e acesso facilitado a medicamentos veterinários. Também foram sugeridas a criação de um abrigo temporário para casos emergenciais, uma central de denúncias de maus-tratos, parcerias com faculdades e veterinários, e até um cemitério público para animais.
Outro ponto de destaque foi o apelo pelo fim do uso de carroças no desfile de São João, evitando a exploração de animais de carga. O problema do abandono também foi debatido, com propostas para reforço na fiscalização e punição dos responsáveis.
O governo municipal se comprometeu a avaliar todas as reivindicações e convocar um novo encontro para apresentar possíveis ações que poderão ser implementadas. Estiveram presentes na reunião o secretário de Governo, Agnaldo Freitas, a secretária de Meio Ambiente, Sara Alves, e os vereadores Fabiano Bia e Daniel Araújo.
A expectativa agora é que as discussões saiam do papel e resultem em medidas efetivas que garantam mais dignidade e proteção aos animais de Irecê.