A estudante Clarisse Clara da Silva Gomes, de 18 anos, comemora a sua nota 980 na redação do Enem 2024. Ela concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Jorge Rodrigues dos Santos, em Irecê.
Desde o primeiro ano do Ensino Médio que Clara participa de edições do Enem como “treineira.” Além de estudar pela manhã no colégio, também estudava à tarde em casa, fazendo o preparatório para o Enem e simulados, aos sábados e domingos. A escola contribuiu para o preparo pré-Enem no quesito de professores com bom desempenho. “Minhas redações eram sempre corrigidas pela professora da minha escola, o que me ajudou a evoluir muito na escrita. Fiquei surpresa pela nota. Criei expectativa, mas não pensei que seria tão elevada assim, foi uma sensação de felicidade”, relatou.
Com mais de 4,3 milhões de inscritos, o Enem 2024 foi realizado em dois dias: 3 e 10 de novembro. As provas abordaram áreas como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática, além da redação. A pontuação do Enem abre portas para o ingresso no ensino superior, seja por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ou como alternativa ao vestibular tradicional em universidades particulares.
Na Bahia, o Enem 2014 contou com a inscrição de mais de 113 mil alunos da rede estadual. Este ano, a participação de estudantes concluintes do Ensino Médio da rede estadual alcançou 100% e registrou um aumento de 38% em relação a 2023. Parte desse êxito se deveu à iniciativa “Tô com você no Enem”, da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Além de oferecer transporte gratuito, kits com água e lanche e acesso gratuito ao metrô, em Salvador e Lauro de Freitas, o governo estadual garantiu ações de acolhimento nos dias do exame.