Doação de órgãos pauta programação no Hospital Regional de Irecê

Com o tema “A vida pode continuar - seja um doador de órgãos”, o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou a campanha 2024 em prol da doação de órgãos e tecidos, evento idealizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) com o apoio das instituições Faculdade Irecê - FAI, Centro de Estudos Formação e Assistência de Irecê (CEFAI) e da Superintendência de Trânsito e Mobilidade (STM). 

A programação realizada durante o mês de setembro contou com várias ações em prol da conscientização sobre a importância da doação de órgãos com sessão cinema, palestras, rodas de conversa e divulgação de depoimentos dos receptores de órgãos em TVs da unidade hospitalar. Também foi realizada uma mobilização para professores e alunos na Escola Coperil, além de uma ação com panfletagem no semáforo e dinâmica com pedestres na manhã da sexta-feira (27) - Dia Nacional do Doador de Órgãos na praça Dr. Mário Dourado Sobrinho.

“O intuito do evento é incentivar a doação de órgãos tendo o papel exercido pela família como fundamental em todo esse processo. Ela garantirá que, durante o momento delicado do acolhimento, mesmo diante da dor da perda e do luto possa dizer ‘sim’ tendo a oportunidade da realização da doação, proporcionando a continuidade da vida daqueles que aguardam na lista de transplantes. Este ano, 11 famílias autorizaram a captação de órgãos de entes queridos em nossa unidade hospitalar, resultando na doação de 52 órgãos que ajudaram a salvar muitas vidas”, declara Lucinete Oliveira, enfermeira da CIHDOTT.

Segundo dados da SESAB referente ao primeiro semestre de 2024, a Bahia avançou no número de doações de órgãos, quando comparado ao mesmo período de 2023. Neste ano, foram realizadas 499 doações, o que representa um aumento de 24% quando comparado com as 401 captações realizadas no primeiro semestre do ano passado.