Curta-metragem ireceense vence principal prêmio do Festival Cine Caatinga e conquista destaque nacional

O curta-metragem O Livro Mágico do Sertão, dirigido pelo cineasta ireceense Sandoval Dourado e produzido pela Ideário, foi consagrado, na noite de ontem,  04, com o prêmio de Melhor Curta Caatingueiro – Ficção na 5ª edição do Festival Cine Caatinga realizado em Petrolina, Pernambuco . A obra, que celebra o poder das histórias e a força da identidade sertaneja, concorreu com 276 produções inscritas de todo o país.

Realizado como um verdadeiro hub audiovisual, o Cine Caatinga vai além da mostra competitiva: inclui plataforma de streaming gratuita, ações formativas, laboratórios de criação, incubadora de projetos e exibições itinerantes. É considerado um dos principais polos de inovação e criatividade do Semiárido brasileiro, que abrange 1.477 municípios, segundo o IBGE.

Entre as 276 produções inscritas, apenas 30 foram selecionadas para exibição e 13 delas receberam premiação. O Livro Mágico do Sertão conquistou o prêmio mais cobiçado do festival, projetando o talento local para o cenário nacional.

Dirigido por Sandoval Dourado, o filme acompanha o encontro entre Téo e Isa, que embarcam em uma jornada cheia de rimas, descobertas e resistência através da literatura de cordel. Isa mergulha na tradição oral e escrita como forma de entender quem é, de onde vem e para onde quer ir.

Com sensibilidade e beleza poética, o curta valoriza os símbolos da cultura nordestina e convida o público a enxergar o Sertão como um lugar de imaginação, força e encantamento.

O projeto é viabilizado com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Irecê, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização das narrativas que retratam o cotidiano e a alma do povo sertanejo.

📢 Entre no grupo do WhatsApp e fique bem informado!