Canadá abre portas para profissionais baianos no setor de manufatura

Empresas do Canadá, mais especificamente da província de Québec, estão em busca de profissionais baianos para atuar no setor de Manufatura. O processo de recrutamento oferece 73 vagas para mecânicos industriais, maquinistas, soldadores, pintores, mecânicos de veículos pesados, entre outros.

O grande interesse do setor pelos baianos se deve ao fato de que nossos profissionais são vistos pelo mercado canadense como qualificados, com um nível de instrução e experiência bastante elevados para a área. E sequer é necessário falar francês — língua oficial em Québec — para se candidatar, pois o país oferece iniciativas para que o imigrante possa aprender o idioma.

Esta é a primeira vez que a seleção ocorre no Nordeste, mas não é inédita no Brasil. Em maio, outras empresas demonstraram interesse em brasileiros e recrutaram 100 profissionais.

Nem todos estão em solo canadense ainda, pois o processo de visto e permissão de trabalho pode ser um pouco demorado em alguns casos. Eles foram convocados para atuar nas áreas de Manufatura, Usinagem, Tecnologia da Informação e Saúde.

Esse segundo recrutamento, realizado na Bahia, é menor e restrito ao setor manufatureiro, mas ainda conta com o apoio do governo canadense. Além das habilidades e da formação desenvolvidas no Brasil, é muito importante que as empresas saibam do plano de imigração do candidato.

Ter filhos ou ser casado não são pontos negativos para os avaliadores. Pelo contrário, o entendimento das empresas e do governo canadense é que esse é um plano familiar.

O processo de documentação é iniciado pela empresa, que orienta o selecionado durante todas as etapas. Algumas empresas têm consultores de imigração ou advogados para ajudar, então o candidato nunca fica sozinho no processo.

As inscrições vão até o dia 11 de novembro e devem ser feitas através deste link https://abrir.link/hqZWA. Os candidatos selecionados receberão as convocações por e-mail, e a etapa final do processo inclui uma entrevista presencial com os recrutadores em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, nos dias 7 e 8 de dezembro.