O campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) firmou convênio com a Prefeitura Municipal para implementação do Projeto “Irecê Cidade Inteligente”. A assinatura do termo ocorreu no início deste mês nas instalações da Secretaria de Educação do município, em ato do qual participaram o prefeito de Irecê, Murilo Franca, e o diretor-geral do campus do IFBA, Robério Batista.
Desenvolvido por servidores do campus Irecê, o projeto Irecê Cidade Inteligente é uma iniciativa que alinha o município às práticas mais avançadas de governança e gestão pública. Por meio da adoção de tecnologias inovadoras, a iniciativa busca integrar as operações das secretarias municipais de Irecê, modernizar a infraestrutura de TI, criar um ecossistema de serviços digitais acessíveis e promover uma gestão pública eficiente e transparente. “O objetivo final é transformar Irecê em um modelo de referência em governança inteligente, centrada nas necessidades do cidadão e sustentada por soluções tecnológicas integradas”, descreve o texto do Projeto “Irecê Cidade Inteligente”.
O desenvolvimento do projeto consiste no mapeamento de necessidades e problemas atuais para que sejam elaboradas ferramentas tecnológicas para a sua resolução. Processos manuais, falta de integração entre as secretarias e/ou seus sistemas, são questões a serem corrigidas com a implementação do projeto.
O projeto é visto como uma perspectiva de avanços muitos significativos para o município e fortalecimento entre as instituições. Segundo Leandro Oliveira, professor do IFBA e coordenador projeto, a proposta é construir “um modelo de cidade mais conectada, acessível e sustentável, onde os cidadãos terão acesso a serviços públicos mais ágeis e eficientes”. Para ele o “Projeto Irecê Cidade Inteligente representa um marco na modernização da gestão pública municipal, unindo tecnologia e inovação para transformar a relação entre a prefeitura e a população.” O docente considera que “essa iniciativa demonstra como a educação, a pesquisa e a inovação podem impactar positivamente a sociedade, posicionando Irecê como referência em gestão moderna e inteligente”.
O diretor do campus Robério Batista pontua que a parceria entre o IFBA campus Irecê e a Prefeitura Municipal no Projeto Irecê Cidade Inteligente “reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento territorial e a inovação”.
Na avaliação do gestor, “esse projeto fortalece o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, assegurando a participação ativa dos estudantes como bolsistas e proporcionando a eles a oportunidade de desenvolver ações extensionistas e de pesquisa sob a orientação dos professores”, afirma. Segundo ele, dessa forma, “o IFBA cumpre seu papel essencial de integrar teoria e prática, promovendo a formação acadêmica e profissional dos nossos alunos e ampliando sua contribuição para a sociedade”.
O gestor do IFBA ainda lembra que “como instituição de ensino, pesquisa e extensão, temos a responsabilidade de transformar conhecimento científico e tecnológico em soluções concretas que gerem impacto positivo na sociedade. Com isso, contribuímos para a modernização da gestão pública, a inclusão digital e a construção de um ambiente mais inovador, eficiente e sustentável”. “Esse é o verdadeiro papel do IFBA: atuar ativamente no desenvolvimento tecnológico e social do território em que está inserido”, finaliza Batista.
A Prefeitura Municipal de Irecê (PMI) se mostrou otimista com o projeto. Nota emitida pela gestão municipal por meio de sua Assessoria de Comunicação, a PMI destacou aspectos positivos do projeto. “A iniciativa, que tem como objetivo transformar Irecê em um modelo de cidade inteligente, coloca o cidadão no centro das ações governamentais, promovendo maior transparência, conectividade e qualidade nos serviços públicos. Entre as principais ações do projeto estão o mapeamento e a padronização de processos administrativos, eliminando gargalos e aumentando a agilidade; a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que digitalizará documentos e processos para reduzir custos e garantir acessibilidade; e a criação de um novo portal municipal, moderno, responsivo e alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, diz a nota da Prefeitura.
Ainda de acordo com o documento divulgado pela gestão municipal, “o projeto também prevê o desenvolvimento de um sistema integrado para unificar operações das secretarias municipais, facilitando o planejamento e a gestão, além de aplicativos móveis que permitirão ao cidadão acessar serviços, consultar benefícios e realizar agendamentos de forma prática. Para garantir o sucesso da iniciativa, a capacitação de servidores municipais será um pilar central, promovendo uma interação mais ágil e eficiente com a população”.
“Assinamos este convênio com o IFBA para dar início a uma transformação profunda na maneira como a administração pública se conecta com as pessoas. Nosso objetivo é tornar Irecê uma referência em governança inovadora, unindo tecnologia, eficiência e qualidade de vida para todos”, afirmou o prefeito Murilo Franca.