O Bispo Emérito Dom Tommaso Cascianelli, será homenageado com o Título de Cidadão baiano pela Assembleia Legislativa da Bahia na sexta (08). A Sessão Solene da Assembleia Legislativa da Bahia acontecerá às 9h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, em reconhecimento aos mais de 20 anos de dedicação do bispo à frente da Diocese de Irecê.
O Título de Cidadão baiano – concedido por meio de uma proposta do deputado estadual Ricardo Rodrigues – é destinado a pessoas que, embora não sejam naturais da Bahia, prestam serviços de relevância para a comunidade baiana.
Em 2023, Ricardo fez o projeto de resolução apresentado na ALBA. À época o Papa Francisco acolhera o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Irecê (BA) apresentado por dom Tommaso, CP, em razão de ter completado 75 anos, conforme previsto no Direito Canônico. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou o padre Antonio Ederaldo de Santana, do clero de Alagoinhas (BA), como bispo da diocese.
“O bispo dom Tommaso Cascianelli deixou a Itália em 1980, nascido em família com raízes religiosas. Desde cedo, apresentava o desejo no coração de se tornar missionário. Num primeiro momento, a ideia era fazer missões na África, porém, devido à sua província passionista, mudou-se para Bahia”, contou Ricardo Rodrigues, na justificativa à proposição.
Ricardo também destacou o papel de Dom Tommaso como orientador espiritual e conselheiro de Irmã Dulce nos últimos anos de vida da religiosa, entre 1987 e 1992. Na época, ainda como sacerdote, Dom Tommaso foi chamado por Irmã Dulce para prestar assistência espiritual ao Instituto Filhas de Maria Serva dos Pobres, em Simões Filho, onde orientava as jovens duas vezes ao mês.
“Durante esses anos, (dom Tommaso) vem realizando trabalhos pautados nas relações dos indivíduos com Deus, ou seja, nas transformações do interior e, assim, se refletindo no exterior. Por sua postura, dom Tommaso Cascianelli possui uma destacada trajetória que justifica a concessão do Título de Cidadão da Bahia”, defendeu Ricardo Rodrigues.
Dom Tommaso Cascianelli nasceu em Capodimonte, uma comuna italiana da região do Lácio, na província de Viterbona, na Itália, em 9 de março de 1948. O Título de Cidadão baiano – concedido por meio de uma proposta do deputado estadual Ricardo Rodrigues – é destinado a pessoas que, embora não sejam naturais da Bahia, prestam serviços de relevância para a comunidade baiana.
O título de "bispo emérito" é concedido a um bispo diocesano que renunciou ao cargo e cuja renúncia foi aceita. O bispo emérito mantém um vínculo espiritual com a diocese à qual renunciou.