O Porta Voz da REDE Sustentabilidade de Irecê, João Gonçalves, foi internado e passou por uma cirurgia considerada de alto risco, no Mater Dei, em Salvador, para extração de um tumor com biópsia para Câncer.
Diagnosticado há sete meses, ele aguardava atendimento pelo SUS, sendo acolhido pelo ICESP -Instituto do Câncer de São Paulo, em novembro do ano passado, que alimentou a expectativa de procedimento cirúrgico para fevereiro deste ano.
Como o prazo se esgotou e previsão da operação não se cumpriu, familiares e amigos do ativista social agilizaram seu atendimento pela rede particular, em Salvador, que diagnosticou gravidade da enfermidade, determinando procedimento cirúrgico imediato.
João Gonçalves deverá retornar às suas atividades normais no início da próxima semana.
"Apesar da gravidade, a sua cirurgia foi realizada por meio robótico, que promete brevidade na recuperação do paciente ", informou a segunda Porta Voz do partido, Eliana Gonzaga.
O diagnóstico inicial do ativista foi realizado pelo urologista Antônio Carlos, da CMU, que orientou para a realização da cirurgia por meio robótico.
A operação foi realizada pelo urologista Nilo Leão, em Salvador, no último dia 8.
Já de alta, João Gonçalves está retornando aos poucos à sua rotina normal.