O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, nesta quarta-feira (14), a distribuição de absorventes descartáveis para os estudantes da rede estadual em situação de pobreza ou extrema pobreza que menstruam. De acordo com o dirigente, a oferta dos itens de higiene serão feitas a partir de novembro deste ano.
Já licitamos e vamos oferecer, a partir de novembro, um kit de absorventes descartáveis para nossas alunas. Não queremos que as meninas faltem a escola pela ausência de um elemento básico de higiene pessoal, escreveu Rui nas suas redes sociais.
A autorização na Bahia ocorre após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetar, na última quinta-feira (7), a disponibilização de absorventes para estudantes de baixa renda de escolas públicas e mulheres em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade. A decisão utilizou o argumento de que o texto do projeto não estabelecia fonte de custeio para a distribuição.
O projeto do estado é da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-Ba). Ele prevê a distribuição de dez absorventes mensais para cerca de 206 mil estudantes da rede pública de ensino estadual. Poderão receber o material todas as mulheres, homens trans e pessoas não binárias em situação de pobreza ou extrema pobreza, entre 11 e 45 anos de idade.
Com a iniciativa, a Bahia se junta a outros 12 estados e o Distrito Federal, que criaram políticas voltadas pra a distribuição do item de higiene pessoal este ano no Brasil.
Por Metro1/Adele Robichez