Não existem dúvidas de que a Festa Garupa tem sido alvo de comentários na região. Ela chega à sua 7ª edição com seu local de fala já estabelecido. Inicialmente pensada com o intuito de celebrar e valorizar a cultura LGBTQIAP+, a festa tem trazido inovações que impactam toda a cena cultural de Irecê e adjacências. O IN conversou com Jamil Godinho e Jessica Costa, os idealizadores da Garupa.
Idealizada em 2019 por Jamil Godinho, um dos produtores da lendária Rocknbeats de Irecê, e Jessica Costa, a balada fixou raízes no Caatingueiros Bar, espaço dentro do Shopping Fiesta, e fortaleceu seu nome e sua identidade no local. Entretanto, as últimas edições tiveram problemas não apenas devido ao espaço, mas também devido as limitações impostas pela pandemia do Coronavírus, cujos decretos governamentais limitavam as aglomerações em espaços públicos e privados. Na edição de Halloween de 2021, que marcava o retorno da festa após mais de um ano em hiato, os ingressos tiveram de ser suspensos na portaria para não exceder a ocupação máxima do local.
Um traço desenvolvido em seu nascimento e que já se tornou uma tradição, foi o de sempre receber uma drag queen. A primeira convidada foi a drag DesiRée Beck que cativou todo o público e fez com que as artistas convidadas se tornassem uma marca registrada do evento. DesiRée, que nasceu em Irecê, mas radicou-se em Salvador, é um dos nomes de grande expressividade da cena drag do país. Além disso, a Garupa também continua construindo line-ups com DJs e artistas que contemplem a diversidade das identidades.
Halloween
"A Garupa é um evento pensado para quem quer se divertir imerso em um assunto atual " disse Jessica. Segundo ela, a produção trabalha exaustivamente para inserir todos na temática da festa. Inclusive, a festa se renova em todas as edições trazendo temas ligados à cultura pop que estão em alta, sendo o mais marcante deles, o Halloween, em outubro. Não ironicamente, com exceção de 2020, que não houveram edições da festa devido a pandemia do Covid-19, a temática plural do dia das bruxas é a única que tem se repetido ao longo dos 3 anos.
Em 2022, ano em que a festa expande seus horizontes e alça voos muito mais ousados, a Garupa inverte sua própria tradição, não dando as costas para quem lhe acolheu, mas pronta para mostrar a evolução desenvolvida ao longo das seis edições de crescente sucesso.
GARUPA HALLOWEEN - No mundo invertido
Ingressos: R$30 a R$60 (de acordo com os lotes)
Data: 08 de outubro
Horário: 21h às 05h
Local: Gran Fest
Siga: @garupafesta
Programação:
Banda A travestis (Salvador-BA)
Gotham (Salvador-BA) - drag queen
Spadina Banks (Salvador-BA) - drag queen
Mary Jane (Salvador-BA) - drag queen
Dj Ober (Salvador-BA)
Dj Jamil (Salvador-BA)
Iggo (Aracaju-SE)
Raissa Matias (Irecê-BA)
Dj Nárnia (Barra do Mendes-BA)
Dj Henrique (Itaguaçu-BA)
Layla Launter (Irecê-BA) - drag queen