63% dos eleitores da Bahia aprovam governo Jerônimo Rodrigues, e 32% desaprovam

Uma pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (31), aponta que 63% dos entrevistados aprovam o governo Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto 32% desaprovam. Outros 6% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também perguntou como os eleitores avaliam o governo estadual: 38% avaliam como positivo, enquanto16% dos entrevistados avaliam negativamente, e 39% apontam o governo como regular. Outros 6% não responderam.

Os eleitores foram questionados sobre as áreas de atuação do governo. Nesta pergunta, Educação aparece como o item com maior índice de aprovação: são 54%. Por outro lado, Segurança Pública é o setor com maior desaprovação, com 33% de avaliação negativa.

Os eleitores foram perguntados sobre o sentimento em relação a situação da Bahia diante de outros estados. Para 47% dos entrevistados, a Bahia está melhor do que os outros estados do Brasil. Outros 43% avaliam que está pior, enquanto 10% não responderam ou não sabem.

Educação

A pesquisa da Quaest aponta que a educação tem a melhor avaliação no governo Jerônimo Rodrigues (PT) entre sete áreas pesquisadas. Segurança pública e geração de emprego e renda têm as piores posições.

De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados avaliaram a educação como tema com desempenho mais positivo. Em seguida aparecem infraestrutura e mobilidade com 52% e habitação com 47%.

Já as áreas de transporte público e saúde foram avaliadas positivamente por apenas 39% dos eleitores entrevistados. Segurança pública e geração de emprego e renda tiveram índices de aprovação de 37% e 33% respectivamente.

Estado está melhorando ou piorando?

A pesquisa também aponta que a opinião de 46% dos eleitores é de que o "estado está melhorando", enquanto 31% acredita que "está igual" e 20% que "está piorando".

Tem ouvido mais notícias positivas ou negativas sobre o governo?

Quando perguntados sobre notícias relacionadas ao Governo do Estado, 44% dos entrevistados responderam que maior parte das informações que ouvem são positivas, 27% não tem visto notícias e 24% afirmaram ter visto mais notícias negativas.

Pesquisa tem margem de erro de 3,3 pontos para mais ou para menos. Foram ouvidos 900 eleitores com 16 anos ou mais nos entre os dias 25 e 28 de julho. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimento.

Veja abaixo o perfil da amostra:

Sexo:

Feminino: 52%
Masculino: 48%


Faixa etária:

35 a 59 anos: 44%
16 a 34 anos: 36%
60 anos ou mais: 20%

Escolaridade:

Até o Ensino Fundamental: 44%
Ensino médio completo ou incompleto: 42%
Ensino superior incompleto ou mais: 15%

Religião:

Católica: 47%
Evangélica: 27%
Não tem religião: 21%
Outras: 3%

Cor/Raça:

Parda: 55%
Preta: 24%
Branca: 19%
Outras: 1%